terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A título de comparação!

O governo do estado do Espírito Santo, durante a era Paulo Hartung, que compreende também o governo Casagrande, elaborou uma proposta de "Transcol Social" baseado em um subsídio que transfere anualmente quase 70 milhões de reais dos cofres públicos para os cofres das empresas de transporte. Em números absolutos, fica difícil visualizarmos o que isso significa, até porque, o tipo de pessoa que acompanha este blog jamais terá na vida essa quantia de dinheiro. Sendo assim, é importante realizarmos algumas comparações para sabermos o que o governador Renato casagrande faz com dinheiro público e qual sua ordem de prioridades!! Ai vão 10 comparações básicas!

1) O governo fez, em um ano, cerca de 1.000 moradias populares divididas em 18 municípios do ES. Para isso gastou cerca de 23 milhões de reais.
Com os 70 milhões que ele gasta dando para empresário, ele poderia ter feito 3.000 casas populares divididas em 54 municípios do ES!

2) De acordo com o que tem circulado na imprensa, a privatização da BR-101, que aumentará mais praças de pedágios da BA ao RJ em território capixaba, sairá pelo preço de 2,1 bilhões de reais e o prazo da concessão será de 25 anos, portanto um investimento de 84 milhões por ano. Se os 70 milhões fossem revertido para investimento em estrada em parceria com o governo federal, acrescentando mais uma verba de apenas 14 milhões, poderiamos ter a mesma reforma, segurança, duplicação e etc sem precisar onerar a sociedade com mais 7 praças de pedágio na única rodovia que atravessa o litoral de norte a sul.

3) Comparado ao salário de um professor que ganha cerca de 900 reais, os 70 milhões dos tubarões do transcol efetivaria o pagamento do salário de mais 5.982 professores por ano (incluindo pagamento de décimo terceiro). Ou poderia aumentar em 500 reais o salário de quase 11.000 professores.

4) A reforma do colégio Aristóbulo Barbosa Leão custou cerca de 8 milhões. Com os 70 milhões seria possível reformar mais 8 escolas estaduais por ano. Entretanto, para o início do ano letivo de 2012, o site da SEDU faz propaganda de um investimento mísero de 15 milhões para reformar escolas.

5) A queda de 93% de lucros do Banestes, que colocou novamente água no moinho do discurso que defende a privatização do Banco, em números absolutos, foi de 37 milhões de reais, ou seja, metade do que é pago para os tubarões do Transcol todos os anos. O lucro do banco em 2011 caiu de 39 para 2 milhões. Digamos que o governo casagrande dá 2 banestes por ano para o transcol!

6) A reforma do estádio Kléber Andrade poderá sair por 100 milhões de reais, ou seja, o que o estado transferirá para os empresários do sistema Transcol em 1 ano e meio, aproximadamente. Podemos dizer que em um ano e meio o Renato Casagrande dá um estádio para os empresários do Transcol!

7) O tão utilizado em campanhas METRÔ DE SUPERFÍCIE do João Coser, segundo seu projeto, exigiria 920 milhões de reais em investimentos. Utilizando os quase 70 milhões dos tubarões do Transcol, chegaríamos a conclusão que em 13 anos (praticamente o tempo que demorou a reforma na praia de camburi) ele estaria completamente quitado!

8) Falando em praia de camburí, saiu uma notícia hoje de que cada quioske novo da praia custou 400 mil reais. Com 70 milhões poderíamos construir 175 quioskes todos os anos, que maravilha!

9) Segundo informações não oficiais, 15 milhões custava o terreno que havia sido ocupado por trabalhadores que não tinham casa própria na Barra do Riacho, que resultou em uma das maiores atrocidades da PM capixaba que utilizou de toda a sua força para desalojar 300 famílias. Vale ressaltar que, se o governo construiu 1000 casas populares, somando as desapropriações na Barra do Riacho, Santo André e em Cidade Continental, o governo despejou mais de 600 famílias. Destruiu mais de 300 casas só na Barra do Riacho! O terreno doado à JURONG pela prefeitura de Aracruz para contruir um estaleiro, custava 25 milhões.

10) A macrodrenagem de Vila Velha custou cerca de 40 milhões, a ponte da passagem cerca de 68 milhões e a reforma da Av carlos Lindemberg 50 milhões. Ou seja, por ano, o governo entrega aos tubarões do Transcol uma ponte da passagem, quase uma lindenberg e meia e praticamente duas macrodrenagens de Vila Velha!!!!

Outras comparações seriam desnecessárias para provar o quanto o dinheiro é utilizado como farra no ES e ninguém faz nada, e uma parcela ainda reclama quando alguém faz! Poderíamos dizer que, com 70 milhões poderíamos passar quase 40 milhões de vezes pela terceira ponte sem pagar, e para isso precisariamos abrir os pedágios (entre 19h e 21h) cerca de 800 vezes. Ou poderíamos dizer que com 70 milhões poderíamos pular roleta mais de 29 milhões de vezes....

O importante é só demonstrar como nós, povo, temos guardado um silêncio muito parecido com a estupidez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário