sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ainda sobre o movimento contra o aumento.

ERA UMA VEZ TODOS NÓS!
“Onde anda o tipo afoito
Que em um, nove, meia, oito(1968)
Queria tomar o poder!

Hoje, rei da vaselina,
Correu de carrão pra China
Só toma mesmo aspirina
E já nem quer saber

Flower Power, que conquista!
Mais eis que chegou o florista
Cobrou a conta e sumiu

Amor, coisa de amadores
Vou seguir-te aonde ‘flores’
Vamos lá, ex-sonhadores
À mamãe que nos pariu...” (Belchior – Profissionais)


A figura do velho conservador já é um clichê literário, e eu dedico essa intervenção aos ex-sonhadores e aos velhos de 20 anos, jovens demais parar morrer e velhos para o rock´n´roll. Ombros cansados, olhos amargurados, discurso reacionário (na internet), pois ele aprendeu a usar redes sociais! No conforto de seus bens acumulados com trabalho de uma vida, filhos já crescidos, pequeno-burguês e cheia a barriga. Satisfeito com seus feitos de sua vida profissional, bem sucedida ou não! Em matéria de política, a história recente também conta pra´gente lições do envelhecimento vil da matéria e da não-matéria. Muitos heróis de 64, de 68, de 73, de 84, de 88 e de 92, paulatinamente virando “gente”, gerentes, aposentando os ideais, o quadro negro e os macacões. Não faltam exemplos. E o excesso de exemplos aparente é o que convence justamente quão o tempo pode ser conservador. Convence a gente que o amadurecimento é reacionário e inevitável. Parece até ciência! Na verdade, parece até religião!
De certa forma, para o senso comum, o senso crítico depois dos 30 anos é inaceitável! A inteligência é algo tolerável apenas aos que ainda não tem rugas, e para o resto, fica terminantemente proibido (infantil) discordar dos jornais. Mas isso se manifesta de formas diferentes. Existem aqueles que apenas assimilam essa ideologia passivamente, fazem parte desse enorme rebanho de BOIS brancos, padronizados correndo no pasto verde de capim-asfalto transgênico quando o sinal está verde, e que param de correr assim que o sinal fica vermelho. São aqueles que já nem se lembram mais (ou nunca aprenderam) como se faz para “mugir”. Existem também os conhecidos ABUTRES, que se alimentam da carne podre da sociedade, os oficiais do governo, os defensores do mainstream. Fato é que ganham com isso tudo, ganham de alguma forma com a disseminação da burrice coletiva alheia. Fato é, também, que eles temem qualquer abalo no poder estabelecido. Por vezes, se apresentam como intelectuais, pois é respeitoso nos meios convencionais ser de direita, uma vez que a direita domina os meios convencionais, normais, federais... inclua aí a direita que usa vermelho em dias de festas oficiais.
Tenho certeza que cada um de nós que estamos hoje empenhados nessa luta contra o sistema de transporte, já fomos desafiados por alguém com essa clássica “um dia vocês vão crescer e parar com essas bobagens”, a doença do envelhecimento da mente é contagiosa e o tratamento é caro.
Separo bem a raiva de um velho conservador (mesmo um velho conservador de 20 anos) quando o transito está parado, e a raiva de um velho conservador (mesmo um que seja outro velho de 20 anos) quando o governo é criticado! E essa diferença a gente que está acostumado a responder críticas sente logo no tímpano. Distinguir GADO de ABUTRE é fundamental.
Mas a questão central é: seria justo dizer que não temos motivos para reclamar? E Protestar? Vejamos...
O mundo se encontra em uma crise assombrosa com níveis de desemprego recordes. O Brasil amarga um dos piores indicadores sociais do planeta, mesmo sendo a sexta, ou quinta, ou quarta, ou terceira, ou segunda, ou primeira economia do mundo... não importa! O que importa é para quais bolsos estão indo essa economia (ou para QUANTOS bolsos!).
O Espírito Santo é um estado ainda controlado por um dos crimes organizados mais sangrentos e enraizado nos poderes que já se viu. A polícia manda na justiça, e a justiça protege a polícia. Mesmo um juiz, se investiga e prende outro juiz, ou coronel de polícia, é assassinado no meio da rua de manhã quando sai da academia! Se alguém tira o humor de um policial ou autoridade, essa pessoa pode ser presa, mesmo sem acusação. Se processar o estado, não consegue nada. Se fizer manifestação, um policial qualquer pode arrancá-lo de um ônibus e levá-lo para dormir na cadeia, mesmo sem acusações. Para a toda poderosa polícia, podem cair mil à sua “esquerda” que nada lhe acontecerá! A polícia é irracional, mas tem sempre razão! Em nosso estado nós, cidadãos, temos o direito de permanecer calados!

Ah, e um detalhe... Eu estava quase me esquecendo.

Sim!!! A passagem é cara e a propaganda na TV não mudará o preço dessa realidade!!!! E não adianta o governador fingir que está nos ignorando ao não aceitar negociar, sem gastar dinheiro publico, e, ao invés disso, encher o horário nobre de propagandas, com dinheiro publico, defendendo o Transcol, nitidamente em resposta ao que reivindicamos!

Então o que fazem os ex-sonhadores? Tomaram uma opção individual, numa sociedade em que ninguém se preocupa com a sociedade. Vivem de uma maioria silenciosa orgulhosa por não ter nada para dizer! Foi a vitória (de uma batalha, jamais da guerra) do discurso burguês individualista. Não existe projeto de civilização, de vida coletiva, de bem comum. E cada vez que alguém resolve fazer (ou digitar) coro a este discurso da paralisia cerebral, está colocando mais água nesse moinho triturador de corações.

E quem de nós poderia dizer a Dom Quixote que os “moinhos” não são mais perigosos que os “dragões”?

Hey you, don´t tell me there´s no hope at all. Together we stand! Divided we fall! (Hey You - Pink Floyd)

Tadeu Guerzet

Nenhum comentário:

Postar um comentário