terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Criminalização dos movimentos sociais!

Mais uma vez a justiça burguesa do estado ameaça lutadores e lutadoras que buscam casa e trabalho! Camponeses pobres de São Domingos do Norte podem ser despejados da ocupação de uma área. O militante e ativista social Josely Reis foi, em nome do MTL, prestar solidariedade aos camponeses sem terras e protocolar uma petição pedindo suspensão da liminar de reintegração de posse! A policia tem rondado e feito pressão sobre o movimento desses camponeses.

O MTL apoia e respeita todos os movimentos independentes que lutam por um Brasil socialista! Estaremos dando força a estes companheiros!




"Estou enviando fotos da visita que esse militante fez hoje, dia
09/01/2012, da ocupação do movimento dos camponeses de São Domingos,
no munícipio de São Domingos do Norte. Gostaria de solicitar ao
movimento nacional de direitos humanos e ao Conselho Nacional de
Direitos Humanos que faça uma visita urgente pois se trata de uma área
de grande tensão. Vale ressaltar que os camponeses já solicitaram uma
visita a essas entidades e esse militante só esta reinterando a
necessidade do apoio solicitado. Na oportunidade, protocolamos petição
requerendo suspenção da ordem de liminar, protoccolo sobre o número
201200010070." (Josely Reis)

"A criminalização dos movimentos sociais tem sido forte no estado do Espírito Santo. Recentemente, vários militantes nossos do MCA - Movimento Contra os Aumentos - têm sido levados à polícia por "pularem roletas". Isso é uma pratica elitista que oprime quem não tem condições de pagar 5 reais por dia para se deslocar. E essa parcela da sociedade é enorme! O transporte público tem se tornado artigo de luxo, para poucos, e quem pula a roleta atrás de um direito de se locomover acaba sendo detido. O transporte tem que ser gerenciado pelo estado, e não por empresas privadas. O objetivo não é lucrar, mas sim fornecer um serviço! Esse é apenas outro exemplo de criminalização de militantes, criminalização da pobreza e criminalização dos excluídos do processos econômico e da esfera do consumo, coisa que já assistimos a muito tempo com o MST, o MTL, o MTST e outros movimentos de ocupação para moradia ou para reforma agrária. Esses, no Brasil, são mais oprimidos ainda!" (Tadeu Guerzet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário