sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nosso apoio à LCP movimento revolucionário de luta camponesa!

* Petersen Filho - Jornalista

Josely Pinto dos Reis, Defensor dos Direitos Humanos atuante na Região de Aracruz e cercanias, ao Norte do Estado do Espírito Santo, em visita realizada à Ocupação do Movimento dos Camponeses no Município de São Domingos do Norte, em 09/01 ultimo, lança um Alerta ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, e ao congênere Conselho Nacional, para que realizem uma visita, urgente, ao local, pois, segundo ele, fazendo referencia a Liminar de Reintegração de Posse concedida pela Justiça Estadual: se trata de uma área
de grande tensão. Vale ressaltar que os camponeses já solicitaram uma
visita a essas entidades e esse militante só esta reiterando a
necessidade do apoio solicitado. Na oportunidade, protocolamos petição
requerendo suspensão da ordem de liminar, protocolo sobre o número
201200010070”.

Conforme e-mail enviado pelo Militante Humanista a Redação da ABDIC – Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania, “Panfleto” assinado pela Liga dos Camponeses Pobres/Movimento dos Camponeses de São Domingos, o qual reproduzimos em parte:  No dia 04 de dezembro, um dia histórico para o movimento camponês, dezenas de famílias, organizadas pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e o Movimento dos Camponeses de São Domingos, ocuparam a fazenda Córrego da Saúde, no Município de São Domingos do Norte, Espírito Santo. A terra, que soma mais de 1.500 hectares, e está abandonada (os  meeiros que tinham abandonaram a fazenda) , foi grilada pelo latifundiário Jair Pizzeta, que expulsou centenas de camponeses, até mesmos os demais herdeiros , que estão participando da ocupação . O próprio latifundiário informou à Justiça que possui 26 hectares, ou seja, que o restante (1.474 hectares) é terra devoluta, terra do governo que deveria ser distribuída aos camponeses sem terra .
Não demorou a ocupação e a Justiça já concedeu liminar beneficiando o fazendeiro, mas nada vai tirar os camponeses da terra, que já está em processo de tomada pelo governo do Estado e pelo INCRA, que são obrigados a entregá-la aos camponeses.
A Liga dos Camponeses Pobres e o Movimento dos Camponeses de São Domingos convida todos os trabalhadores rurais da região e sua famílias a virem tomar parte da ocupação, porque a terra é boa e tem espaço para todo mundo ter o seu lote de terra. Terra para quem trabalha! Ocupar, resistir, produzir!”
Assim, está dado o Alerta às Autoridades, a fim de que se evita a possível Tragédia, ou um novo “Eldorado dos Carajás”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário