quarta-feira, 11 de maio de 2011

Qual o Papel do BME???

VIDEO SOBRE O DESPEJO DAS FAMÍLIAS EM SANTO ANDRÉ - VITÓRIA - ES

O Batalhão de Missões Especiais - o BME - foi criado como força especializada para combater situações especiais. Não é um policiamento que faz ronda, que conhece o morador de um bairro, que procura conflitos localizados e/ou, até mesmo, criminosos, assaltantes ehomicídios comuns. É uma polícia especial que você não vê na rua. Segundo o site da própria PM:

"O crescimento populacional e o desenvolvimento das cidades capixabas, associado ao aumento dos índices de criminalidade, o surgimento de novas modalidades de crimes, e o surgimento de conflitos sociais, fazem com que a questão da segurança pública tenha maior enfoque, dado tanto pela sociedade como pelo governo.
Neste sentido foi observada a necessidade de ampliar a tropa especializada, no controle da criminalidade, e foi criado o Batalhão de Missões Especiais (BME), pelo Decreto nº 4.328 de 28 de agosto de 1998, com atuação em todo o território do Estado do Espírito Santo, tendo em sua estrutura organizacional as companhias de Polícia de Choque, de Operações Especiais e de Operações com Cães. O 1º Comandante do BME foi o então Major Juarez Monteiro da Silva."


A maioria dos crimes na região da grande Vitória está associada à PM normal. O BME tem sido solicitado, quase exclusivamente, para resolver questões com movimentos sociais ou conflitos com revoltas de moradores! Portanto, O BME É UMA POLÍCIA DE REPRESSÃO DO CIDADÃO COMUM!

Hoje o tráfico de drogas tem sido importante para o estado, contribuindo, com reforço da mídia burguesa, em construir um sentimento de instabilidade e insegurança. O Estado Penal, armado e perigoso, atenua esse sentimento de insegurança e ameniza a vida das pessoas tencionadas pelo sensacionalismo da impressa. No geral, o cidadão se sente seguro quando vê uma polícia equipada, posi acha que ela está predendo as "pessoas que vendem produtos proibidos pelo estado", eleitos pelos meios de comunicação como o maior problema de nossa sociedade!

Sobre isso, é importante explicar que o Tráfico de drogas só nasceu porque existia muita gente pobre e desempregada precisando de dinheiro e procurando alguma coisa lucrativa para vender como ambulante ou informal. Com o estado proibindo as drogas e, dessa forma, tirando do campo da concorrência mega-empresas multi-naiconais, conglomerados comerciais, o Wall-Mart, e etc... o preço da droga subiu e sua venda se tornou mais lucrativa do que a venda de cerveja nos estádios de futebol (que também foi proibida!!).

Com a desculpa de se armarem contra as drogas, destacamentos inteiros de polícia, como o BME, tem sido utilizados apenas para reprimir manifestações políticas e conflitos com pessoas comuns reivindicando melhorias para suas vidas. É o início de um novo período de repressão pós-ditadura militar. Enfim, os militares sabiam que de vagar iriam conseguir retornar ao poder (e o crescimento da PM com inúmeros concursos não são por acaso!).

Crimes do BME contra os cidadãos:

No início deste ano o aumento absurdo do preço das tarifas de ônibus fez estudantes comuns se revoltarem contra a CETURB, a RODOSOL e a GV-Bus. O BME saiu de seu castelo e agrediu estudantes, ameaçou com cães e proibiu o povo de reivindicar suas bandeiras!

Frente a um enorme déficit habitacional e inúmeras famílias que não tem onde morar no ES, o BME constantemente promove desocupações e ameaça moradores que, as vezes, ocupam prédios abandonados, terrenos abandonados e etc. Isso acontece porque esses terrenos e prédios só podem servir à rede de especulação imobiliária que financia políticos, nunca ao povo!

O BME também tem sido chamado para tocar moradores de periferia quando eles fecham alguma rua exigindo sinalização, redutores de velocidades e etc, geralmente depois de algum morador morrer atropelado pela ausência do estado-não-penal de seus bairros.

No dia 14/10/2010, o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, denunciou e criticou o BME por ter efetuado uma operação no bairro Ilha das Flores, Vila Velha, entrando na casa dos outros sem mandato, espancando e quebrando coisas em suas humildes casas. Nem a denuncia de uma autoridade como o presidente da OAB fez com que a mídia burguesa aliada dos governos desse alguma atenção para o caso.

Além dessas atuações, o BME age reprimindo greves, prendendo militantes e proibindo manifestantes de entrarem em prédios públicos.

Será que o Brasil precisa mesmo dessas tropas de elite? Ou será que tudo não passa de uma pirotecnia capaz de ser resolvidas com políticas para o beneficio do povo pobre? Será que o problema de segurança não está cada vez mais longe de ser resolvido na secretaria de segurança e, sua  resolução, cada vez mais inevitavelmente e intrísecamente ligada a secretarias como a de educação, saúde, habitação, planejamento, fazenda, esportes e etc?

Nenhum comentário:

Postar um comentário