segunda-feira, 9 de maio de 2011

.CONVOCAÇÃO

Convocação
Plenária de Lançamento da Frente em Defesa das Políticas Públicas de Juventude no Espírito Santo
14 de maio de 2011, às 14 horas
Casa dos Direitos “Ewerton Montenegro Guimarães”
Jovens,
O Espírito Santo realizou no mês de março de 2008 a sua I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que contou com a participação de representações de 70 municípios do total de 78 existentes no estado. A Conferência apontou para necessidade do Poder Público desenvolver ações específicas voltadas a garantia de direitos a este segmento. Duas das principais demandas aprovadas na I Conferência foram à criação do Conselho Estadual de Juventude e a instituição de um Plano Estadual de Juventude, conforme já prevê a Lei 8.594/07.
Entretanto, apesar da forte mobilização de diversos setores de juventude durante o processo da conferência e a aprovação da Lei citada, o Governo Estadual ignorou esses anseios e até hoje nem o Conselho e tão pouco o Plano foram criados.
Nos municípios a realidade também não é muito diferente. Diversos Conselhos e outras instâncias de juventude foram desarticulados de 2008 pra cá. Espaços que eram para garantir o protagonismo de jovens na luta por direitos foram cassados e poucas ações foram efetivamente implementadas.
Enquanto isso, a juventude capixaba amarga os piores indicadores sociais e econômicos. O Espírito Santo é o segundo estado em que se morrem mais jovens no país, em sua grande maioria negros e pobres; possui altas taxas de internação e aprisionamento de jovens em condições desumanas em unidades penais e de cumprimento de medidas socioeducativas. Une-se a isso o fato de sermos um estado onde os números em educação ainda são tímidos (no que tange a evasão no Ensino Médio, por exemplo, nossa média fica acima da média do país), onde há ausência de espaços públicos para o desenvolvimento cultural e pouco incentivo financeiro para a autonomia do jovem em relação à conquista de espaços no mercado de trabalho.
Dessa forma, é fundamental a mobilização da juventude para tentar reverter este quadro. Por isso, as entidades signatárias desta, conforme segue abaixo, convoca as demais organizações e cidadãs/ões interessadas/os na defesa dos direitos da juventude para participarem desta Plenária que tem o objetivo de discutir essas questões e Lançar a Frente em Defesa das Políticas Públicas de Juventude no Espírito Santo.
Aguardamos a presença de todas/as e tamo junto!!!!
Se liga:
Atividade: Plenária de Lançamento da Frente em Defesa das Políticas Públicas de Juventude no Espírito Santo
Data: 14 de maio de 2011, sábado
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Casa dos Direitos “Ewerton Montenegro Guimarães”, situada na Av. Paulino Muller, nº. 200, Ilha de Santa Maria – Vitória/ES.
Maiores Informações: (27) 8808-2142 / 0000-000 / 0000-000.
Assinam:
Aliança Bíblica Universitária do Brasil – ABUB; Associação Capixaba de Skate; Centro Acadêmico Livre de Serviço Social; Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua; Centro de Referência da Juventude de Vitória (CRJ); Coletivo Aqualtune; Coletivo Feminina; Coletivo Caos@ção; Conselho Municipal de Juventude de Vila Velha; Contraponto; DCE/UFES; Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social; Instituto TamoJunto; Fórum Estadual de Juventude Negra (FEJUNES); Fórum Municipal LGBT de Vitória; Movimento Terra, Trabalho e Liberdade – MTL; Rede Fale; Transparência Capixaba Jovem; UNEGRO/ES; Valentes Noturnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário