quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Agua doce do Norte: Uma cidade anestesiada no tempo!

Agua doce do Norte: Uma cidade anestesiada no tempo!

Certa vez ouvi um ditado que nas crises enquanto uns choravam outros vendiam lenços, é que é nas crises que vivenciamos as maiores reflexões que decorrem de nossas frustrações e derrotas.
Dia desses estava eu na minha mediocridade on line, vendo fotos de uma pequenina cidade na qual fui criado, o lugar se chama Água Doce do Norte, um município do extremo noroeste onde não só se morre de tédio, mas também por falta de remédio, de segurança, e de políticas sociais efetivas para a população. Fiquei pasmado com as fotos, a cidade parecia anestesiada no tempo, imóvel as transformações, idêntica como eu deixei, sem hora, sem ala,e  sem tempo.
Desde que sai de lá a única mudança que aconteceu da cidade, foi a alternância de dois bandos vorazes, que se aproveitam da simplicidade do povo norte aguadocense para construir verdadeiros reinados de tirania e desonestidade, semeando a fome, plantando a ignorância e a mentira, para colherem o dinheiro que é conseguido graças a exploração de um povo que tem como marca calos e mais calos na mão.
Dizem que o tal coronel que comanda por lá agora é um cristão fervoroso do meio pentecostal, que fala até a língua dos anjos, mas não consegue falar a língua do seu povo, que vive num estado de miséria e de calamidade pública. E pede um pouco de atenção, entra  nos mistérios de Deus, mas num consegue desvendar os mistérios que encobrem licitações, pagamentos, endividamentos, superfaturamentos de sua gestão
Pior que esse tem o outro que tem nome de Deus,que antecedeu o primeiro,  mas que de santo só tem o nome, pois se utiliza de todas as armas para tentar aniquilar qualquer um que ouse atravessar o seu caminho; pisa, bate, persegue, expulsa e humilha.
  Ambos defendem uma mesma política viciada, que longe de ser ciência, é meio de vida, para suas famílias, quadrilhas, bandos, corriolas amigos, e também inimigos.
A pequena Água Doce, terra que me recebeu e criou e depois me induziu a deixá-la, precisa dizer aprender a pensar grande,chega de ganhar disputas escuras: como campeã da pobreza, campeã do analfabetismo, campeã da fome, troféus que são recebidos sem pódio de chegada tampouco beijo de namorada.
Será que é possível mudar a realidade dessa cidade, implementando uma política efetiva de combate a pobreza, ao analfabetismo e com o foco num desenvolvimento humano e sustentável? Nós socialistas acreditamos que sim! E essa realidade chegará na minha querida Água Doce quando assumir a instância de poder local  alguém que de  mãos calejadas, insista em semear as preciosas sementes da esperança, da ética e da fé., e não utilize essas mãos para roubar o povo  com uma caneta na mão.
Só o que está morto não muda, repito por pura alegria de viver, a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não valeria a pena!


 * Waldir Bittencourt

2 comentários:

  1. olá, será que você é o mesmo Waldir que conheci, que morou na rua que dá acesso a Igreja Católica, ao lado da minha vó, onde os seus filhos viviam colocando fogo na porta da casa dela, aquele soldado que vivia em conflitos com os vizinhos.
    Não acredito na tal evolução filosófica, não que não tenha gostado da crônica, supimpa, se posso assim dizer.
    De longe, tudo é fácil apontar, mas de perto é dificil, temos filhos e por eles muitas das vezes calamos, MAS VOCÊ FALOU A VERDADE
    ou você é o junior, o filho que sei que está cursando a faculdade, bolsista.

    ResponderExcluir
  2. Esse Waldir ai não tem filhos não meu amigo.
    É militante do PSOL!

    ResponderExcluir