domingo, 24 de outubro de 2010

A era do "Pelo Menos"

O resultado da eleição demonstrou algumas coisas importantes. Entre várias delas, destacarei algumas que, inclusive, nem sei se são as mais importantes. Apenas me chamaram a atenção!
 
1) As pesquisas induzem muito mais do que disgnosticam, além de errarem muito! Diziam que a Magnofilia era imbativel para mais de 60% dos eleitores, mas ficou em segundo! Diziam que Marina jamais conseguiria ir para o segundo turno, mas muitos se assustaram na apuração. Marina Silva venceu em várias cidades importantes, como Niterói. Na escola onde eu estive no dia da eleição, o ASFA em Jardim Camburi, Marina Silva ganhou, com Serra em segundo e Dilma em terceiro.
 
2) A população capixaba não associa os problemas de segurança à administração pública. Isso se explica pois consideram a segurança um dos maiores problemas e, ao mesmo tempo, escolheram o ex secretário de segurança pública o deputado mais votado. Vejam o paradoxo, um dos responsáveis pelo caos foi agraciado com uma votação monstro.
 
Creio que vivemos a era do "pelo menos".
 
A segurança é um caos, mas "pelo menos" ele parece ser um cara que quer combater o crime. Diz o eleitor iludido.
Vale destacar também que Rodney Miranda faz parte do mesmo partido que era do Gratz, que havia sido denunciado por ele (Rodney Miranda) em seu livro "Espírito Santo". Incrível ele ter buscado o partido de seu ex-pseudo-arqui-rival.
 
Meu candidato é um baita ladrão, mas "pelo menos" é evangélico. Diz também um outro eleitor iludido, porém de uma outra forma.
Meu candidato não tem tem nenhuma proposta, mas "pelo menos" é amigo do meu tio.  Diz um eleitor que acha que está sendo esperto.
 
Esse comportamento provém de uma construção ideológica, a de que "todo político é igual", logo, o "pelo menos" se torna MUITA coisa.
 
Qualquer absurdo se torna "pelo menos". Até um "pelo menos tá na frente nas pesquisas".
 
O PSOL, ainda está longe de um desempenho bom. "Pelo menos", continuamos firmes sem acordos expúrios com as elites corruptas.
 
"Pra não dizer que não falei das flores"
 
Infelizmente o "eleitor ficha suja" não elegeu Heloísa Helena em Alagoas. Lula e o PT escolheram Renan Calheiros. Luciana Genro também perdeu no RS por falta de Legenda, embora tenha feito mais de 150 mil votos, o que nos mostra que o PSOL precisará discutir melhor sua política de alianças em circunstancias especificas.
 
O PSOL do Rio de Janeiro mais uma vez se garantiu! Elegeu Marcelo Freixo com centenas de milhares, a legenda levou a companheira Janira Rocha, do MTL deputada estadual. Além do mais, dois deputados federais, o Chico Alencar e o Jean Willis!
 
Dobradinha indigesta
 
Faz mais de 8 anos que dizemos, "o PT atingiu o máximo de sua degeneração este ano". Para eu não ser repetitivo, não vou analisar o ritmo de degeneração de figuras do PT. Mas vou citar três dobradinhas que considerei indigestas.
 
Uma faixa casada de Alexandre Pessos e Lelo Coimbra em São Pedro. Uma colinha com Lucia Dornellas e Marcos Vicente. Guilherme Lacerda e Odélio Cocó, em Itaguaçu.
 
Cabe perguntar:
 
Até que ponto essas coligações e concessões do PT realmente garantem governabilidade?
 
Essa base é mesmo aliada? de quem? Para votar o quê?
 
Essas dobradinhas ajudaram mais os petistas ou os outros?
 
Tadeu Guerzet - 03/10/2010
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário