domingo, 31 de outubro de 2010

Militantes populares derrubam o prefeito de Aracruz!

*Setorial de Comunicação do MTL-ES

A justiça determinou, nessa sexta feira, o afastamento do prefeito de Aracruz, acusado de escândalos de corrupção relacionado à superfaturamentos de obras públicas envolvendo a empresa RS Comércio e Edificação Ltda.
A história é mais longa, no entanto, e não se deu apenas a partir de um estímulo investigativo e do comprometimento da justiça, por si só, com o bem conduzir das atividades públicas. Essa vitória foi obtida após exaustivos esforços de militantes populares de Aracruz, aliados do MTL na luta! Estes militantes foram, principalmente, Gilcinéia, Quintão, Gilberto e Max, que demonstraram o quanto é possível mudar o mundo com as mãos da própria classe trabalhadora. Essa vitória também foi obtida com a colaboração do companheiro Josely Reis, militante da área dos direitos humanos em João Neiva e Aracruz.

Lutas

Desde o início do ano, junto a estes militantes, o MTL enfrentou uma batalha contra a administração pública, que tentou destruir a ocupação urbana da "Portelinha" que se tornou um bairro onde vivem mais de160 famílias.
Segundo a companheira militante do MTL, Elisiane Bárbara, moradora da portelinha: "O prefeito cedeu inúmeras terras para o pólo indústrial. O prefeito sempre trata as grandes empresas e a elite de Aracruz de uma maneira mais carinhosa do que ele trata os pobres em Aracruz."

Segundo a companheira Nainhama, também do MTL e também moradora da Portelinha: "O prefeito e o promotor acusaram a gente de destruir o meio ambiente só porque construimos nossas casas numa área próxima de uma mata e perto de um rio que já foi poluído pela outra parte da cidade. Ao mesmo tempo o prefeito deixa empresas poluídoras se instalarem em Aracruz para plantarem eucalipto no lugar da mata tradicional, poluírem nossos rios, e deixa a Jurong se instalar numa área onde existe uma vegetação tradicional. Além disso, ele concede terras para todo mundo que tem dinheiro."

Após negociações entre a comissão de moradores da portelinha (com a participação de Tadeu Guerzet, membro da coordenação estadual do MTL), e o prefeito e secretarios, somada à ajuda e intervenção do conselho estadual de direitos humanos através do companheiro Bruno Alves, somados aos esforços da militancia diária da companheira Gilcinéia Ferreira Soares, sempre no encalço do prefeito, das sujeiras da prefeitura e da câmara de Vereadores, conseguimos garantir que as casas não fossem derrubadas.

Não nos admira que esses escândalos revelem a verdadeira face de Ademar Devens. Sabiamos desde sempre a influência que essas empresas poderosas exercem sobre o poder público de Aracruz.

O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade parabeniza os que ousaram lutar e os que ousaram duvidar do estado de coisas da aparente calmaria de Aracruz. Parabenizamos a militancia do SACI e dos companheiros Gilberto, Gilcinéia, Quintão, Max e Josely Reis.

Até a vitória sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário