domingo, 24 de outubro de 2010

A terceira ponte de volta para as mãos do povo!

TODOS CONTRA O PEDÁGIO!!!!
 
 
* Coordenação Estadual do MTL - 15/10/2010
 
A terceira Ponte, que liga Vitória à Vila Velha, teve sua construção iniciada em 1978 foi concluída em 23 de agosto de 1989.
 
Passam cerca de 58 mil veículos por dia por ela (segundo dados oficiais da Rodosol, logo, estimamos que os números sejam ainda maiores). Também segundo a Rodosol, o aumento do número de veículos desde que foi inaugurada, foi de 450%!!
 
A construção teve início no último ano do Governo Élcio Alvares (reeleito deputado estadual). Élcio contrata a Usimec sem licitação e mais tarde, em 80, é criada uma CPI para investigar o desvio de recursos na construção.
 
Em 1987 o governador Max Mauro foi o primeiro a atravessar a ponte, e já haviam sido gastos mais de 130 milhões de dólares e ainda faltavam cerca de 23 milhões para terminá-la.
 
A empresa Operações de Rodovias LTDA - ORL - ganhou a concessão de 1989 até 1998 quando acabaria o pedágio.
 
O governo Vitor Buaiz entrega a concessão para a empresa Rodo Sol e o pedágio não acaba. O prazo da concessão deveria vigorar por 25 anos, porém a Rodosol ficava responsável por diversas obras, entre elas, alças e pistas produzindo rotas alternativas de descida para Vitória e Vila Velha.
Durante a década de 90 outras duas CPIs ocorreram para investigar o preço do pedágio e denuncias de desvios de recursos nas obras.
 
Em 2004 outra CPI é instalada, e ela aponta uma série de irregularidades, como o atraso na execução das obras do Canal Bigossi, que deveriam ter sido iniciadas em 2002. A CPI também sugere que o valor do pedágio é superior ao viável economicamente.
 
Em 2008 foi discutida a tomada da concessão por uma série de irregularidades no contrato, porém um estudo da FGV apontou que essa quebra custaria 428 milhões de reais aos cofres públicos, dessa forma, o governador recuou e solicitou à Rodosol uma obra orçada em 14 milhões para um viaduto em Vila Velha como barganha para manter a concessão.
 
É hora de mudar a essa história!

É preciso organizar um amplo movimento da sociedade capixaba para combater essa cobrança absurda de pedágios na terceira ponte! O MTL apoia esta causa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário