domingo, 24 de julho de 2011

Reportagem da mídia oficial sobre despejo na Serra

Duas pessoas presas durante reintegração de posse de área da Vale na Serra

Elas foram presas após atearem fogo na vegetação próxima ao terreno, ocupado por cerca de 400 pessoas no último domingo

23/07/2011 - 11h16 - Atualizado em 23/07/2011 - 11h16
Letícia Cardoso - gazeta online
  1. Notícia
  2. Enviar por e-mail
Imagem Exemplo Imagem Exemplo
Atualizado às 13h10

foto: Nestor Müller
Desocupação de terreno na Serra
Ação da polícia durante a desocupação do terreno na Serra


A Polícia Militar e a Justiça cumpriram na manhã deste sábado (23) uma ordem judicial de reintegração de posse de uma área de 72 hectares, com cerca de 3 km de extensão, localizada em Bicanga, na Serra. O terreno que, de acordo com a Justiça, pertence à Vale, foi ocupado por aproximadamente 400 pessoas no último domingo (17).

Algumas chegaram a montar barracas e demarcar terrenos com fitas. A ordem de reintegração de posse foi expedida na última segunda-feira (18) pela 4ª Vara Cível da Serra.

Leia mais notícias do Minuto a Minuto

Por volta das 07h30 deste sábado (23), 90 policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da cavalaria da Polícia Militar chegaram ao local para acompanhar o trabalho dos oficiais de justiça. Os ocupantes saíram sem resistência.

 Apenas um princípio de confusão foi formado depois que dois homens foram detidos pela polícia por atearem fogo na mata que margeia a área ocupada. Os detidos foram levados para o DPJ da Serra.

A população se revoltou com a ação da polícia, mas os ânimos foram contidos após representantes dos Direitos Humanos e da Pastoral do Menor interferirem no movimento. Os ocupantes alegam que os terrenos foram doados por uma pessoa que diz ser uma das proprietárias da área.

Leia também:

Confrontos entre BME e estudantes durante protesto no Centro de Vitória
Operação com 400 homens do BME em Aracruz retira moradores de área para construção de casas populares

O eletricista Wayder Magalhães contou que até documentos foram mostrados a eles indicando que a área particular era da pessoa que havia feito a doação. Entretanto, a decisão judicial reconhece apenas a Vale como proprietária do terreno.

"E mais uma vez quem sofre com essa situação somos nós. Uma área deste tamanho, sem utilização nenhuma. Eu sou casado, tenho dois filhos e moro de aluguel. Quando apareceu essa história de doação eu não pensei duas vezes. No domingo eu já estava aqui com a minha família levantando a barraca. Agora vou voltar para casa onde morava e continuar pagando aluguel", relatou Wayder.

Outra que confirma a versão da doação é a dona de casa Priscila Freitas, de 19 anos. Ela contou que no domingo a história se espalhou rápido em Novo Horizonte, na Serra, e todos correram para área já cercando a parte que queriam. Ela, o marido e os três filhos também foram.

"Quem vive de bico, tendo que sustentar uma família com três filhos e ainda pagando aluguel não pensa duas vezes. No domingo mesmo nós viemos para o terreno e levantamos a barraca. Agora que fomos retirados daqui vou tentar voltar para nossa antiga casa. Caso contrário teremos que ir para o abrigo", disse Priscila.

O secretário de Defesa Social da Serra, Dirceu Melo, contou que o diálogo com as pessoas que ocuparam a área começou ainda no domingo e se prolongou até a madrugada deste sábado. A prefeitura, de acordo com o secretário, disponibilizou carros para levarem os pertences das pessoas e encaminhá-las a abrigos do município. Entretanto, segundo ele, nenhum ocupante quis ir para abrigo.

"A prefeitura está buscando verba junto ao Governo Federal para desenvolver projetos voltados para a área de habitação. Nós vamos continuar em diálogo com esses moradores para que situações como essa não se repitam. É ruim para todas as partes", afirmou o secretário.

Alguns ocupantes, inconformados com a desocupação do terreno, prometeram retornar ao local. No entanto, segundo o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, José Dirceu, os policiais continuarão na área e quem tentar invadir será preso. Um representante da Vale que acompanhou a ação destacou ainda que a empresa colocará 30 seguranças particulares distribuídos em toda extensão da área para garantir a segurança do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário