quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Em Alagoas mais um sem-terra assassinado! Solidariedade aos companheiros da LCP!

O MTL-ES presta solidariedade aos companheiros da Liga dos Camponeses Pobres que tiveram mais um militante assassinado brutalmente na luta pela terra e pelo socialismo.
A causa da terra já gerou incontáveis assassinatos no Brasil, país onde as elites mais conservadoras desfrutam do poder do estado.

Segue a notícia do crime. Pelos companheiros da LCP.

"No dia 08 de dezembro, o camponês Elias Francisco Santos da Silva foi assassinado a tiros por pistoleiros a mando do latifúndio da falida usina Utinga Leão, na zona rural de Messias/AL. Após um ataque brutal dos pistoleiros o bravo companheiro foi assassinado, alvejado por tiros de espingrada calibre 12 no peito e no rosto, além de sofrer perfurações também de outros calibres.
O companheiro Elias era casado e pai de 6 filhos, membro da Liga dos Camponeses Pobres – LCP, dirigia uma ocupação em uma área pertencente a usina Utinga Leão, região conhecida popularmente como Lageiro. Combativo representante da classe camponesa e destemido militante dos direitos do povo.
 Na noite do dia 08 de dezembro, pistoleiros da usina Utinga Leão armados invadiram o acampamento Lageiro e começaram a fazer disparos contra as famílias, durante a investida covarde do latifúndio o companheiro Elias foi covardemente assassinado.
 Há tempos que a Liga dos Camponeses Pobres e outros movimentos camponeses vinham denunciando os abusos por parte dos “vigilantes” da usina Utinga Leão, de jogarem pedras nos barracos dos camponeses, de insultá-los e de realizar constantes ameaças de morte. Tudo acontecia e acontece orquestrado pelos latifundiários donos da Utinga Leão, fazem isto para intimidar as dezenas de famílias que hoje habitam e produzem nas terras que a Usina não consegue mais produzir.
Condenamos os usineiros do latifúndio da usina Utinga Leão e seus pistoleiros pelo assassinato do companheiro Elias Francisco. Pedimos que a justiça seja feita, que os assassinos não fiquem impunes e que a família e os demais companheiros de Elias não sofram mais com episódios cruéis como este."
Comitê de Apoio ao Acampamento Lageiro – Messias/AL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário