quarta-feira, 15 de junho de 2011

O dia em que Vitória parou

* Gustavo De Biase, coordenação estadual do MTL





O Movimento Estudantil sempre esteve presente na luta por uma sociedade mais justa, contra a opressão que sofre a classe trabalhadora. No ES, há vários anos o movimento atua no debate do transporte público e também em outros temas importantes como moradia, saúde, educação e muitos outros. Até 02/06, mais de 10 protestos já tinham acontecido em 2011 no ES, pautando a questão do aumento tarifário e reivindicando melhorias no sistema de transporte. Dias antes, o Governo Casagrande já havia mostrado seu cartão de visitas durante "A Barbárie de Aracruz", na maior operação policial da história em nosso estado, culminando na morte de uma senhora e com mais de 1000 pessoas sendo despejadas de forma ilegal, cruel e desumana.

o Movimento Contra o Aumento (MCA), composto por pessoas que participam de vários movimentos sociais, estava planejando e anunciando há 2 meses que Vitória ia parar. Porém, o governo não deu crédito, a imprensa também não deu crédito e não houve nenhuma proposta para iniciarmos o diálogo que ainda tanto queremos ter com o poder público. As ruas foram fechadas por muitas horas e a cidade parou! A mídia local (com exceção do Século Diário) tentou abafar o movimento, com manchetes tendenciosas e matérias nas quais nos taxavam de "baderneiros" e "anarquistas eleitoreiros". Mas, quem são os baderneiros de fato? Uma manhã com ruas fechadas não é nada se comparado ao ano inteiro de sofrimento de uma pessoa que ganha um mísero salário para pagar passagem de ônibus, comprar gás, alimentos, roupas, pagar contas de água, energia e no meio dessa rotina "escravista", tentar sobreviver.

Baderna é uma concessão para atuar no transporte público ser renovada sem antes haver uma licitação, como seria o correto em 1998 (Transcol). Baderna é quando o governo desaloja famílias em Aracruz, Santo André e não se responsabiliza pelo destino delas. Baderna é o que o BME, GAO e ROTAM fazem com os movimentos sociais, a mando do governo. Baderna é que acontece na saúde pública do ES, onde pessoas morrem nos corredores sem atendimento ou nas ambulâncias esperando vagas. Baderna acontece nos presídios capixabas, onde detentos são torturados e esquartejados, em situações que chegaram até a ONU. Baderna é a educação pública de péssima qualidade que o Estado oferece para a população. Baderna é um governo se dizer socialista e atirar primeiro, pra depois pensar se vai conversar.

O Movimento de estudantes e trabalhadores que está nas ruas, a cada dia ganha mais adeptos e fura o bloqueio de alguns jornais vendidos, que a todo custo tentam criminalizar o movimento. Fomos atingidos por bombas, balas de borracha, cassetetes, palavrões, prisões, ameaças, tapas, socos, notícias falsas, calúnicas, infiltração de falsas lideranças, perfis falsos nas redes sociais... Mas, enquanto os cães continuam latindo para nos intimidar, a nossa caravana segue para alcançar seu objetivo, que vai muito além da redução da passagem: uma sociedade justa, onde todos os recursos que o Estado tem, sejam de fato investidos na população, que é a razão da existência dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário