terça-feira, 23 de agosto de 2011

MTL apoia a ocupação do INCRA realizada pelo MST! Reforma Agrária agora!

O MTL declara apoio a luta do MST-ES, que ocupou a sede do INCRA na luta pela reforma agrária. Estaremos apoiando e colaborando da forma que pudermos!




MST ocupa sede do INCRA no Espírito Santo

Na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Vila Velha. O objetivo da ocupação é pressionar o Governo Federal para que realize a reforma agrária, por meio da desapropriação de latifúndios improdutivos e de melhorias na infraestrutura dos assentamentos rurais. A atividade integra a Jornada Nacional de Lutas, que ocorrerá até o final desta semana.

“Nossas reivindicações junto ao INCRA passam pela desapropriação de terras e ações que estimulem o desenvolvimento social e econômico de nossos assentamentos”, explicou a integrante do MST, Ednalva Moreira Gomes. De acordo com o MST, existem cerca de 300 mil hectares de terras devolutas no Espírito Santo que podem ser destinadas à reforma agrária.

Outras pautas de reivindicação da Jornada Nacional de Lutas incluem maior controle no uso de agrotóxicos na produção de alimentos e a proibição da pulverização aérea desses produtos; manutenção da atual proposta do Código Florestal Brasileiro; garantia de comercialização dos produtos da agricultura camponesa e maior política de créditos agrícolas.

De acordo com a integrante do MST, novas manifestações ocorrerão na capital durante essa semana. “Queremos uma audiência com o governo estadual para apresentar nossa pauta. Para isso, faremos uma série de atividades políticas”, explicou Ednalva. Ela também afirmou que outros movimentos que compõem a Via Campesina, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), integrarão essa Jornada de Lutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário