terça-feira, 19 de abril de 2011

Planet Hemp, Cultura e Subversão!

* Tadeu Guerzet - Coordenação Estadual do MTL. (E as vezes tira uma onda de músico também...)

                                                                     
"(...) sigo minha vida normal
De cidadão de terceiro mundo
Permanentemente topando com a encruzilhada
Se correr o guarda prende se ficar o banco toma
Brasileiros pós ditadura
Ainda se encontram em estado de coma semi profundo
E um dos sintomas mais visíveis é a falta de percepção
Acariciam um lobo
Achando que é o seu animal de estimação
Não consegue diferenciar
Banqueiros de bancários
Mega traficantes de meros funcionários
E assim permanecem estagnados
Quando não regredindo enquanto o comando delta
Tem cada vez mais motivos pra permanecer sorrindo
" (Planet Hemp - "Contexto")

Essa semana acontece na cidade de Vitória o Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. Como todo encontro estudantil, parte da programação é reservada para a famosa "noite cultural", que em muitas ocasiões se tornou eufemismo para "festas pesadas aleatoriamente organizada e sem conteúdo algum". Entretanto, sexta feira na noite cultural haverá apresentação da banda capixaba recém criada "Beck Power" que faz cover de Planet Hemp além de "otras cositas más"....


O Planet Hemp

"Do underground ao mainstream, a maioria age igual para mim, caminhos diferentes que levam pro mesmo fim" (Planet Hemp - "raprocknrollpsicodeliahardcoreragga")


O Planet Hemp é uma banda que ficou conhecida pelo discurso de descriminalização do usuário de maconha. Depois de acontecimentos recentes como a invasão policial no COMPLEXO DE FAVELAS DO ALEMÃO (Rio de Janeiro) e do lançamento de filmes como "Cidade de Deus" e, principalmente, "Tropa de Elite 2", depois também da luta do deputado do PSOL-RJ Marcelo Freixo ter ganhado notoriedade internacional, a opinião pública começou a tratar este debate com menos desdém e mais seriedade. Debate este que o Planet Hemp começou a fazer em, 1993!!! Está nessa discussão quem lucra com a proibição das drogas? quais motivos leva o homem a usar que tipo de drogas? O que o tráfico de armas tem a ver com o uso de drogas? Como a polícia e as forças do poder estatal se relacionam com o tráfico de drogas? Porque algumas drogas são permitidas e outras proibidas? Que tipo de pessoas, predominantemente, morrem por causa do tráfico e da proibição de drogas?

A coisa cresceu... e este ano, a marcha da maconha será no dia 07 de Maio!! Você não vai participar? Acha que é coisa só para quem é usuário?!?


(Continuando, porque esse lance de perder o assunto no meio da conversa, é coisa de sequelado...)


Só por ai, a banda já merece um mérito que nem sempre é reconhecido pelo mainstream (que coloca o Planet na prateleira de bandas "fanfarronas" e "piadistas" como Mamonas Assassinas) e pelo UNDERGROUND (que coloca o Planet na prateleira de bandas "pop" por terem vendido uma quantidade considerável de albuns). Essas formas taxativas de enquadrar o Planet desqualificando seus méritos se parecem muito com a dos juízes conservadores e comprados que infernizaram a vida do Planet a partir de 1995 com sua primeira censura(censura do video clip da musica "LEGALIZE JÁ").


A verdade é que hoje é impossível falar de descriminalização sem se lembrar do Planet Hemp.



A crítica crítica!


"Entra Fernando e sai Fernando e quem paga é o povo, que pela falta de cultura vota nele de novo! E paga caro, com o corpo e com a alma, e entrega na mão de um pastor prta ver se salva.
Com a barriga vazia não conseguem pensar, eu peço proteção a Deus e a Oxalá.
Infantaria que sou estou na linha de frente. Rio de Janeiro, fim de século, a chapa ta quente!!" (Planet Hemp - "Stab")


"Cuidado pra não se queimar na praia do arrastão - Huha ha a Rio de Janeiro
A cidade é maravilhosa mas se liga sangue bom
Aqui fazem sua segurança assassinando o menor
Se não ficar de olho aberto, malandragem não tem dó" (Planet Hemp - "021")


A subversão pela legalização da maconha é tão explicita e sua defesa chocou tanto o "cidadão de bem" em uma época conservadora de controle ideológico neo-liberal, que muitos se esquecem do conteúdo crítico social das letras de Marcelo D2, B-negão e companhia. Músicas como 021, Contexto, Stab, Raprocknroll..., Fazendo sua cabeça, A culpa é de quem?, Porcos Fardados, Futuro do País, ex-quadrilha da fumaça entre outras possuem conteúdo crítico pesado que vão muito além de argumentar e pedir a descriminalização da maconha! Os principais alvos do PHemp são a corrupção, a criminalização da pobreza e a propaganda enganosa vendida sobre a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro (Polícia, cocaína e Comando Vermelho. Sarajevo é brincadeia, aqui é o Rio de Janeiro, trecho de 021).


Essa militancia rendeu a prisão dos integrantes da banda em 1997 depois de um show em Brasília.
Seu primeiro disco, USUÁRIO apresentou o "por quê" da banda! Depois de muita perseguição de policiais e juízes, a Banda lançou o segundo disco OS CÃES LADRAM, MAS A CARAVANA NÃO PÁRA!. Depois da prisão e de vários processos, a banda volta "safa" cantando na cara deles:
"Adivinha doutor quem ta de volta na praça? Planet Hemp e ex-quadrilha da fumaça!!" com o seu terceiro disco A INVASÃO DO SAGAZ HOMEM FUMAÇA.


Infelizmente, a banda não resistiu a pressão, a mídia, a moda, o mundo. Em 2001 a banda lançou um ultimo disco ao vivo e Marcelo D2 seguiu com uma carreira solo muito mais domesticada e mansa.


A Beck Power

"Enquanto tem gente morrendo tem outros enchendo a pança
Mas se você quer brigar ponha a barba de molho
Comigo é dente por dente,meu irmão, olho por olho
Se você tem amor pelo que que tem no peito
mantenha o respeito
" (Planet Hemp - "Mantenha o Respeito")

Amigos da UFES trocando idéia no CA de psicologia (nem todos são da psicologia) resolveram criar uma banda crítica, que começasse levantando a bandeira da luta e jogando fumaça pro alto! Entretanto, a Beck Power não tem a intenção de se limitar apenas a tocar músicas dos outros. Ao mesmo tempo que não tem a pretenção de criar buscando falar as coisas que a indústria cultural quer ouvir para galgar espaços. A princípio, somos uma banda militante!


Faz parte de nosso repertório as músicas do Planet, uma música do Rappa e "Selvagem" do Paralamas do Sucesso... além de outras canções que surgem no momento e imendamos/improvisamos sem conclui-las. Faz parte de nosso repertório também passar informes de atividades culturais contra hegemônicas, atividades de contestação política, falar um pouco sobre a nossa causa e outras coisas.


Quem puder ir, apareça no ERESS. Na outra semana estaremos na UFES novamente na festa da Biologia e 22 de Maio pretendemos tocar em Colatina no rock organizado pelo pessoal da ONG Shiva!

5 comentários:

  1. como entrar em contato com o beck power?

    ResponderExcluir
  2. sou fã de carterinha de plante

    ResponderExcluir
  3. So fã do planet desde dos meus 18 anos, e o som deles e sem fronteires quando eu escuto me sinto livre pra poder falar o que eu penso do bom e do melhor pra minha nação e podendo ajudar o planeta verde!!!!! e agora eu nao quero saber de mais nada so quero saber quem tem seda!!!! rsrsrs D2 so seu fan n°1 valeu!!! Leandro gomes, contagem, bairro nacional

    ResponderExcluir