sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ocupação em Santo André revela descaso da prefeitura com habitação

A cerca de uma semana, 48 famílias carentes ocuparam um prédio inacabado em Santo André, região da Grande São Pedro. A obra fazia parte da política habitacional de João Coser e estava parada a mais de um ano, inconcluída. Cansados de esperar por investimentos em habitação, populares ocuparam e estão morando no condomínio.

Entendemos que existe um grande problema habitacional em Vitória, e os investimentos da prefeitura para este setor são mínimos. A prefeitura de Vitória possui grandes gastos burocráticos e supérfluos, como os 700 mil reais gastos com iluminação de Natal ou os 800 mil reais gastos no gabinete do prefeito por ano.
A região de Santo André é uma das mais abandonadas pela administração do PT. Além do esgoto a céu aberto, nenhuma obra destinada a habitação foi realizada no bairro.

A prefeitura e a imprensa marrom governista querem jogar o povo contra o povo. Com o argumento de que as famílias ocupadas não são as cadastradas, querem justificar o despejo dos ocupantes. A lógica desse pensamento é a de que o povo pobre tem que se contentar com o cobertor curto e o direito deve ser dado apenas aos carentes e desabrigados que conseguiram se cadastrar antes.

Para nós, do MTL, Vitória precisa de prioridades. E antes de pintar casas, iluminar o Natal, florir os bairros nobres e etc, é preciso que não existam famílias desabrigadas ou sem uma moradia digna. É preciso que as pessoas moradoras da ocupação tenham direito a casa e que seja também garantido um novo projeto de habitação para as famílias cadastradas. É preciso que a prefeitura de Vitória repense suas prioridades e aumente os investimentos para habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário