segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campanha contra o extermínio de jovens

Casagrande recebe articuladores da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens

Uma Comissão de Articuladores da Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens se reuniu na tarde desta sexta-feira (01) com o Governador do Espírito Santo Renato Casagrande para tratar da interlocução da Campanha com o Governo.

Foram apresentados os objetivos, as ações previstas para o ano e as entidades que estão articuladas no desenvolvimento da Campanha. Além disso, foi solicitado o apoio do Governo para a realização das atividades e a abertura de um canal de diálogo para que as organizações juvenis possam contribuir com a construção das políticas públicas, especialmente, de juventude e de segurança pública.

A Coordenadora da Pastoral da Juventude, Fernanda Breciani, que participou da reunião, ressaltou a relevância do encontro. “Foi um momento importante e considero que podemos iniciar um diálogo construtivo com o Governo a partir dessa conversa”.

O Coordenador do Fórum Estadual de Juventude Negra – FEJUNES, Luiz Inácio, que também esteve presente, falou sobre a necessidade de se obter desdobramentos reais após esse contato inicial. “A primeira conversa foi feita, mas precisamos avançar muito neste processo de diálogo. O Governo precisa abrir canais concretos de interlocução com os movimentos juvenis”. Disse ainda sobre a necessidade de garantir o protagonismo da juventude no enfrentamento da violência. “A juventude precisa ser ouvida na construção das políticas públicas, sobretudo nas ações de enfrentamento a violência”, ressaltou.

Na ocasião foi cobrada a instalação do Conselho Estadual de Juventude, criado pela Lei Estadual 8.594/07. O Governador, por sua vez, se comprometeu com a implementação do Conselho e deve publicar o Decreto de regulamentação em breve.

Outro compromisso assumido pelo Governador foi debater o Programa de Redução de Homicídios, que será lançado pelo Governo neste primeiro semestre, com as entidades que compõe a articulação da Campanha. Para o cumprimento dessa tarefa foi designado o Secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, que agendará uma reunião na próxima semana para iniciar o debate com o grupo.

A Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens é uma articulação de diversas organizações de juventude e dos movimentos sociais que visa levar o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que vem ocorrendo no Espírito Santo. Através das ações da campanha as organizações pretendem avançar na conscientização, propor e desenvolver ações que possam mudar essa realidade.

A próxima ação da Campanha será a “Caravana de São Pedro”, que acontecerá entre os dias 25 e 29 e abril, na região da Grande São Pedro, em Vitória. Serão realizadas diversas atividades durante a semana, dentre elas uma caminhada de abertura, apresentações culturais, debates e oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário