terça-feira, 15 de março de 2011

Ocupação e Invasão!

* Tadeu Guerzet - Coordenação Estadual do MTL

Uma área é dita "ocupada" e não "invadida" quando ela não está cumprindo sua função social. Quando ela está abandonada ou servindo a interesses de especuladores, muitas vezes dentro do próprio poder público.

A constituição brasileira diz que as áreas devolutas, ou seja, de posse do estado, devem ser utilizadas prioritariamente para fins de reforma agrária e para moradia.

Aracruz é um município de gigantescos problemas habitacionais. Quem não tem casa e é pobre, sabe vai comer o pão que o diabo amassou. Quem tem dinheiro, viverá da caridade do prefeito e da exploração do trabalho alheio! A prefeitura de Aracruz tem feito um verdadeiro loteamento para grandes empresas se fixarem lá doando terras e isentando de impostos. Em outras palavras, se você quiser montar uma empresa um dia, não precisará trabalhar, juntar grana, comprar um terreno, comprar material, contratar trabalhadores e pagar impostos. Você ganhará uma terra gratuitamente da prefeitura, receberá uma bolada de dinheiro do BNDES e entrará na lista dos milionários brasileiros que não pagam impostos e não contribuem para o Brasil!!!!

Essas empresas, com o aval da prefeitura, INVADEM a terra de Aracruz.

Elas invadem pela porta da frente mesmo. Se o povo não decidiu isso, e a terra é do povo. Quem decidiu entregar essa terra foi o prefeito, que julga ter o poder de decidir quem ficará instalado para sempre dentro do território de sua cidade e que sempre ganha um dinheiro nessa jogada também!

Termoelétrica na Vila do Riacho!
Recentemente foi anunciada mais uma caridade do prefeito de Aracruz. Ele doou uma área para a implantação de uma usina Termoelétrica. O motivo é a ilusão que sempre é vendida quando se instala uma grande empresa num lugar muito pobre: "Todo mundo vai ganhar emprego". Acontece que quase ninguém ali fica empregado. Neste caso, a previsão é de serem gerados cerca de 700 empregos durante o período de implantação, ou seja, construção. Segundo essa mesma previsão, depois de implantada, serão apenas 150 empregos criados.

Nutrigás e Nutri-petro na Barra do Riacho

Na Barra do Riacho, existe um depósito da Nutrigás que abocanhou uma área enorme que era destinada a moradia. Felizmente, a cara de pau não foi tanta, e tamanho era o absurdo de destinar uma áera habitacional tão grande para a instalação de um depósito que não emprega ninguém, que a nutrigás devolveu uma parte da área para a prefeitura destinar à moradia novamente. Essa é a área que foi ocupada pelo movimento de "Nova Esperança" em parceiria do MTL com MST e MNLM.
Agora, o prefeito interino de Aracruz Jones Cavalieri, que assumiu depois do prefeito eleito Ademar Devens ter sido afastado da prefeitura pela justiça por ter roubado demais, pretende tomar a área de volta, provavelmente para dar para outro de seus amigos empresários.

MTL na Luta!

Estamos organizando os representantes das 4 áreas de resistencia popular em Aracruz - Nova Esperança, Portelinha, Santa Cruz e Vila do Riacho. Sabemos que os interesses econômicos sempre são colocados acima dos interesses da população pelos políticos que estão no poder e que possuem as chaves dos tratores que passam por cima de casas populares, porém, não vamos nos intimidar e seguiremos resistindo. Esses políticos que possuem as chaves dos tratores são os eleitos, os governadores, presidentes e prefeitos que oprimem este povo pobre e dá migalhas para ganhar credibilidade com a sociedade. No ES, quem definirá a ordem é Jones Cavalieri, o governador Renato casagrande e a presidente da república Dilma Rousseff!

Nenhum comentário:

Postar um comentário