terça-feira, 29 de março de 2011

Central Sindical e Popular - CSP Conlutas!

CSP-Conlutas e demais centrais se reúnem com ministro Gilberto Carvalho em Brasília

  http://www.conlutas.org.br/site1/default.asp
 
    
A CSP-Conlutas e as demais centrais sindicais se reúnem com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, hoje (29), às 10h, no Palácio do Planalto. Também participam da reunião empresas da construção civil Odebrecht e Camargo Correa. O objetivo é discutir a situação dos trabalhadores do setor.
Os trabalhadores da construção civil são extremamente explorados, sofrem com péssimas condições de trabalho e correm frequentemente risco de acidentes e de morte, alem do contínuo desrespeito aos seus direitos trabalhistas. Essa situação se agrava com o crescimento da especulação imobiliária no país desde a obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e agora ainda mais com a preparação da infraestrutura para a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016.
A reunião foi marcada em caráter de emergência devido aos conflitos no canteiro de obras da usina de Jirau, em Rondônia, no último dia 15. A revolta dos operários se deu por causa das más condições de trabalho. Por isso devem participar da reunião as empreteiras Camargo Correa e a Odebrecht, responsáveis pela construção das usinas de Jirau e Santo Antônio. A reunião discutir também pautas específicas dos trabalhadores dessas obras.
A CSP-Conlutas estará representada para levantar as seguintes bandeiras em defesa dos trabalhadores da construção civil:
- Nem uma punição aos trabalhadores de Jirau (contra as prisões);
- Fim das terceirizações no setor;
- Estatização das obras;
- Eleição de representtantes de base (delegados sindicais);
- Convenção coletiva nacional dos trabalhadores da construção civil;
- Imediato rejuste do valor da cesta básica para R$ 300,00;
- Regime de folgas de 10 dias a cada 2 meses;
- salário igual para função igual em nivel nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário